ÁREAS E PROFISSÕES QUE SERÃO DESTAQUES EM 2021

Por Rosa Bernhoeft

Esse é um tema de grande importância para todos nós, como profissionais, considerando o fato de que o mercado de trabalho se transformou com a pandemia, e que as necessidades das empresas e das pessoas foram redefinidas.

Isso nos obriga a focar em temas novos, a nos atentar para os novos vínculos de trabalho que foram remodelados, a perceber que há novas formas de ganhos e novos métodos de produção, e, principalmente, que teremos que prestar muita atenção para nos mantermos habilitados e atualizados, permitindo que possamos atender as demandas com novas capacidades, conhecimentos e competências.

Tudo isso está ocorrendo de forma aceleradíssima, e estamos obrigados, como profissionais, a manter a atenção permanente em dois aspectos: mudanças e oportunidades; e capacitação permanente, pois não podemos ficar parados, confortáveis com o que já fizemos ou sabemos.

Estas serão as principais áreas em destaque para 2021:

Tecnologia e Inovação: ela é fundamental para manter os negócios na pandemia, mas também vai além como um fator de sustentação dos negócios daqui para frente. A transformação digital atinge todas as áreas de mercado e abre oportunidades para desde cientistas até profissionais operacionais. Algumas carreiras, como de Arquiteto de Segurança, Detetive de Dados, Engenheiro de Inteligência Artificial e Especialista em Transformação Digital poderão vislumbrar um amplo mercado de atuação e olhar para indústrias, como indústrias financeiras, de educação, tecnologia propriamente dita, e-commerce, varejo, telecom e internet. A área de tecnologia estará presente em todas as indústrias.

Financeira: muitas empresas tiveram que se reestruturar financeiramente e, hoje, estão mais atentas com a sua saúde financeira. Para poderem se manter no mercado, elas precisam lidar com custos, alianças, realizar joint ventures, fusões, Oferta Pública Inicial (IPO), e estão gerindo seus riscos com mais atenção, atendendo a regulamentações com muito mais rigor, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso traz oportunidades tanto para diretores, gerentes e analistas como para suporte administrativo. Essa transformação pode criar oportunidades para algumas áreas dentro das empresas, como Tesouraria, Contabilidade Fiscal, Planejamento Financeiro, Fusões e Aquisições. E diversos setores de empresas podem se beneficiar, como agronegócio, saúde, alimentação, bebidas, tecnologia, mineração, dentre outras. Podemos ver que há muitas possibilidades e oportunidades, é uma questão de manter-se atento.

Saúde: estamos com foco nessa área devido a pandemia. Porém, teremos procura não somente por profissionais de medicina curativa, mas também pela saúde preventiva, que estará em alta. Hoje, a sociedade está mais preocupada com a alimentação, assim como com o tratamento do corpo, da mente e do espírito. E isso abre oportunidades para Médicos, Enfermeiros, Sanitaristas, Nutricionistas, Terapeutas, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, entre outros. E os serviços de saúde de hospitais, clínicas, seguradoras e empresas de alimentação estarão receptivos para captar esses profissionais da saúde.

Vendas e Marketing: com a mudança do mercado produzida pela pandemia, o consumidor mudou, e os canais de relacionamento, bem como as formas de se relacionar com o cliente, também mudaram. Esse mercado está muito mais frágil por conta da pandemia, e os profissionais de venda terão que trabalhar mais atentos e estruturados com a Inteligência de Mercado, Marketing Digital, Logística,  E-commerce, etc. Para isso, se abrem oportunidades. Aquela relação da empresa com o cliente passa ser muito mais rica e muito melhor compreendida, e sai da condição somente de venda;

Engenharia: podendo atender a Engenharia de Dados, Supply Chain, operações, projetos, a sustentabilidade e a eficiência energética em vários setores da economia, a “cabeça” do engenheiro e a sua preparação podem criar soluções muito mais analíticas e estruturadas para as atuais demandas dos negócios;

Recursos Humanos: a área terá que continuar a administrar o tamanho da estrutura das empresas, as condições que as pessoas operam e trabalham, a adaptação aos novos modelos e às novas legislações do trabalho, e, após a pandemia, a condução do home-office, que emergiu como um modelo de operação de trabalho. Terá que cuidar do bem-estar das pessoas, da produtividade e do engajamento, e ainda focar a cultura na mudança para ecossistemas, sustentabilidade, modelos colaborativos e ética nas relações, cuidando do coração e do sentir do negócio.

Essas são as áreas mais promissoras pelas quais você pode se habilitar, se preparar, atualizar e buscar oportunidades para 2021. Vemos o quanto a inovação é a grande força transformadora para ascensão dessas e outras carreiras. E para quem está se vendo distante dessas áreas e condições, não há motivo para temores. Isso porque os atributos básicos, como bom raciocínio analítico, capacidade de relacionamento e pensamento criativo, continuam sendo pré-requisitos indispensáveis e seguem vigentes. Acompanhe a evolução da sua área de trabalho, atualize suas habilitações e fortaleça suas capacidades, as quais diferenciam suas entregas e as tornam exclusivas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?