COMO SE PREPARAR PARA ASSUMIR UM CARGO PÚBLICO DE LIDERANÇA

Por Rosa Bernhoeft

O mundo do trabalho vem mudando de maneira acelerada, tanto nos modelos e processos quanto nos perfis de liderança. Os atributos mais destacados para os líderes de hoje são autonomia, automotivação, velocidade de execução das entregas, foco no cliente, colaboração dentro das equipes e aprendizado contínuo.

Essas mudanças desafiam o profissional da empresa pública, caracterizada por forte habilitação técnica, porém, dentro de modelos mais hierarquizados e dependentes da autoridade e de regulamentação para a progressão de carreiras. A preparação do novo líder para a empresa pública passa por um processo intenso de autoconhecimento e fortalecimento do seu protagonismo. E alguns indicadores de mudança já se mostram no contexto da empresa pública: ao privilegiar a meritocracia sobre o tempo de casa; a entrega de resultados e metas, e não somente a excelência da execução; a gestão da carreira compartilhada sobre a legislação e normatização do crescimento da carreira; e a colaboração apoiada na comunicação objetiva e direta sobre os aspectos políticos.

O profissional da empresa pública deve chegar mais perto das exigências do mercado, onde se valoriza a autogestão da carreira e o compromisso com resultados e benefícios. O novo líder vai além do cumprimento de um papel e dos descritivos de seu cargo, sendo imperativo que ele se prepare a partir de um processo de autoconhecimento, valorize sua capacidade e conhecimento, se prepare para ouvir e falar com sua equipe de forma colaborativa, e expresse, por meio de seu comportamento e suas atitudes, sua crença sobre o propósito e a missão da sua empresa.

Independentemente da empresa onde atuam, líderes farão a diferença se forem sensíveis às necessidades de toda sua cadeia de valor, responsáveis e competitivos para promover a excelência de pessoas e resultados. E, principalmente, se souberem usar a palavra para criar realidades prósperas.

Além disso, terá que ficar atento a todas as transformações legais e culturais pelas quais está passando a gestão pública, e se perguntar de que maneira isso impacta em sua carreira e performance.

Será preciso compreender e analisar os aspectos políticos da empresa onde ele atua para se perguntar qual é o impacto sobre às suas aspirações, motivações e possibilidades de encarreiramento. Ele precisará reforçar o entendimento e o alinhamento com a missão e propósitos da sua empresa.

Para o desempenho de sua liderança, será preciso ser protagonista como líder que não poderá deixar de lado o seu propósito, a sua causa e o seu compromisso com os impactos que provoca.


Texto originalmente publicado no Jornal Folha Dirigida | Edição 2888 | Ano 2020
Foto: Pessoas foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

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