36 ANOS ALBA CONSULTORIA

A Alba Consultoria completou 36 anos de trajetória, repleta de grandes histórias, aprendizados e pioneirismo em diversas frentes no que se refere à capacitação e entendimento das potencialidades do ser humano. E para celebrar esse momento especial,  queremos contar um pouco dessa incrível jornada da empresa percorrida ao longo desses anos junto a grandes parceiros e clientes que cresceram conosco. Uma trajetória de grandes marcos dos quais nos orgulhamos muito e que seguem em constante evolução.

O berço de criação da Alba começou ainda nos anos 70 quando a nossa sócia-fundadora, Rosa Bernhoeft, desenvolveu o sistema SEE®. Trata-se de uma metodologia inovadora de avaliação de competências que se tornou o cerne de todo o desenvolvimento conceitual da empresa que ela fundaria pouco anos depois.

RECOMENDADAS

Por meio do SEE®, a Alba Consultoria trouxe para o mercado um sistema de assessment que promoveu tanto o autoconhecimento das pessoas que participam, como também auxiliou as empresas a conhecerem suas próprias capacidades instaladas de inteligência. Entre as características do SEE® que se tornaram nossos principais pilares está o fato dessa metodologia estar em constante desenvolvimento, como a própria Alba Consultoria, e ainda sempre preservando a identidade do cliente. Exemplo disso é que ela já está plenamente adequada às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020.

Com o passar dos anos, a Alba passou a trazer de maneira muito forte o conceito de carreira aliando três aspectos: o conceito de talento; o conceito de carreira; e o conceito de autodesenvolvimento, mostrando o quanto esse processo de se conhecer é uma ferramenta de empoderamento das pessoas. Outra concepção bastante forte que trouxemos para o mercado foi o de competência, desenvolvendo as inúmeras capacidades dos indivíduos em projetos dentro das organizações.

Presente nas histórias e nos processos de sucessão das companhias

A Alba esteve presente em grandes momentos de transformação das empresas e dos próprios modelos de negócios. Exemplo disso foi quando, nos 2000, houve a privatização das empresas de energia do Estado de São Paulo. Junto a essas companhias, a Alba conduziu a preparação de uma população de profissionais de quase 10 mil pessoas. Com elas, a Alba foi responsável por trabalhar o tema da autogestão de carreiras, aplicada com muito talento e de forma que o conceito se disseminou ao longo dos anos.

Nessa grande parceria com as empresas, atuando na gestão da inteligência dentro das organizações e abrindo diversas frentes e produtos, a Alba também introduziu o conceito de sucessão de carreiras, preparando sucessores que possam sustentar os negócios, e desenvolvendo banco de talentos. Um bom exemplo disso foi o trabalho realizado para a sucessão de diretorias de uma das maiores empresas de varejo de moda do Brasil.

Mentoria e lideranças transformadoras

Qual é o impacto de um bom líder na empresa?  A Alba Consultoria soube enxergar de forma precursora o quanto o papel de um gestor vai muito além de metas. Dessa forma, ela soube envolver e apontar para seus clientes um lema decisivo para a consolidação dos objetivos das empresas: elas terão verdadeiramente êxito a partir do interesse em formar líderes que se transformam.

A partir dessa filosofia, a Alba Consultoria se tornou uma parceira da área de recursos humanos para a efetivação das estratégias de negócios, se especializando em desenvolvimento de práticas humanizadas trazendo um olhar integral do indivíduo. Por meio desse entendimento, ela trouxe para o mercado os conceitos de counseling, coaching e mentoring, dentre outras metodologias.

Nosso primeiro programa de mentoria implementado foi em uma empresa de cosméticos. Eles entenderam que, se os líderes podem cuidar da formação de outros líderes, a empresa ganha um salto qualitativo. Dessa forma, implementamos um programa que foi o gérmen do nosso trabalho de mentoria, em 1998.

Em 2000, Rosa Bernhoeft lançou o primeiro livro com esse relato de experiência em mentoring. E a partir daí, de forma vanguarda ,inovando e trazendo novas possibilidades  e antes mesmo de ocorrer um boom no mercado, começamos a criar o método Alba de mentoria.

RECOMENDADAS

Referência em liderança feminina

Diante tantas inovações que trouxemos, uma delas foi, justamente, mostrar a um mercado predominantemente dirigido por homens o poder da liderança feminina, por meio da nossa fundadora — e sempre mentora — Rosa Bernhoeft. Se hoje as mulheres ainda são minoria na gestão das principais corporações, isso era ainda mais evidente nos primeiros anos de atividades corporativas da nossa CEO. No entanto, ela teve um trabalho fundamental na inclusão do olhar feminino para os negócios.

Isso porque nos dirigimos ao “cérebro das empresas”, entrando em contato com os seus centros decisórios. Ao participar dos trabalhos de transformação cultural, a sensibilidade feminina que a Rosa teve permitiu que ela pudesse compreender fenômenos não apenas racionais das organizações, mas de profundidade até “espiritual”. E a tradução prática disso para as empresas permitiu uma grande união: a praticidade e objetividade que o líder busca junto com o entendimento dos mais diversos aspectos do ser humano, permitindo uma base muito forte para as empresas conseguirem o que desejam.

A Alba Consultoria Hoje

Nos antecipamos a tantas tendências no mercado que, sem dúvida, não podemos deixar de mencionar o nosso trabalho precursor de estabelecimento do “home-office” para uma empresa ainda 2017. Junto a ela, elaboramos um sistema remoto de atendimento remoto de norte a sul do País, oferecendo assistência a quase 2 mil colaboradores. A marca foi totalmente renovada e sua cultura, antes mais tradicional, foi transformada para um modelo arrojado, inovador, ágil e tecnológico.

Mais do que atender às necessidades dos clientes, a Alba Consultoria se consolida como uma empresa que dissemina e ressignifica conhecimentos, que oferta uma enorme quantidade de produção intelectual ao mercado, como os três livros já publicados pela Rosa Bernhoeft, e ainda expande sua expertise para além das divisas e fronteiras do País.

Ela capacita as empresas que desejam fazer a diferença no mundo, e fazer essa diferença somente é possível por meio de um capital humano composto por indivíduos com mentalidades transformadoras. É esse o convite que a Alba segue fazendo aos clientes: vamos transformar? E como podemos fazer isso pela sua empresa, junto com a sua empresa?

Queremos agradecer a todos clientes e parceiros por construir, junto conosco, essa grande trajetória de 36 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?